Gilberto Rosalém nasceu em João Neiva, ES, no dia 20 de março de 1933. Órfão de mãe aos dois anos, passou a morar na casa dos tios, com o pai e a irmã. Aos sete anos começou a trabalhar como entregador de marmitas e operar máquina de pilar café.
 
Com 15 anos e o curso primário já concluído, trabalhou de frentista em um posto de gasolina. Neste período recebeu um convite para trabalhar em um comércio na cidade de Corinto, estado de Minas Gerais. Por lá ingressou em um time de futebol. Também nesta cidade conheceu um hotel com o nome Califórnia (de onde seu espírito empreendedor teve inspiração para nomear seu próprio negócio).
Em 1957 retornou ao Espírito Santo e conheceu sua atual esposa, a senhora Ivonilde Maria Maioli Rosalém, já como Gerente de um comércio no então distrito de João Neiva. No mesmo ano decidiu abrir um pequeno restaurante nesta localidade.
Em 1960 espandiu seus negócios com mais dois restaurantes, outro em João Neiva e o Califórnia em Ibiraçu. Para o Califórnia, comprou uma velha moenda de cana. Mandou reformá-la e começou a vender caldo de cana no restaurante. Uma sugestão de um vendedor fez o casamento perfeito: “Pastel e caldo de cana”.
Na época o pastel era frito em gordura de porco no fogão à lenha. O restaurante passou a consumir cerca de 150 frangos por dia, o que fez do frango frito uma marca registrada do restaurante Califórnia. O movimento cada dia aumentava mais. Trocou-se o fogão à lenha pela fritadeira elétrica, a moenda pelo primeiro engenho em inox com tampas de vidro do Brasil.
Hoje, cerca de 90 funcionários estão empregados nas nossas quatro lojas. São 2 mil e 500 pessoas nos visitando diariamente. Nos dias atuais, as lojas são gerenciadas pelos filhos, que dão continuidade àquele trabalho do senhor Gilberto Rosalém.